Monitoramento e Avaliação

a) Para fins de acompanhamento, monitoramento e avaliação da efetiva realização do curso, do atendimento aos critérios e padrões de execução estabelecidos neste Projeto Básico, acerca da qualidade e dos resultados da ação, a execução do curso será coordenada continuamente por equipe técnica da GEDCA em parceria com o MDS, devendo a Instituição Executora:
1. Disponibilizar, sempre às informações e os documentos relativos à gestão e a execução do curso, tais como faturas, notas fiscais, tickets de embarque, comprovantes de hospedagem dos participantes, comprovantes de pagamentos à equipe técnica, entre outros;
2. Aplicar instrumento de Avaliação de Reação dos Alunos, elaborado e disponibilizado pela Equipe da GEDCA;
3. Franquear aos servidores e/ou consultores indicados pela SDSCJ livre acesso às atividades do curso.
b) A Instituição executora, deverá indicar um representante que atuará como preposto desta frente ao Projeto e responderá pedagogicamente e administrativamente pela execução das Ações;
Deverão ser realizadas ações conjuntas de acompanhamento:
1. Realização de Reuniões conjuntas de planejamento, alinhamento e monitoramento, avaliação e possíveis ajustes durante os processos.
2. Realização de reuniões mensais com duração de 8 horas cada, envolvendo as equipes gestoras, técnicas/pedagógicas, professores e monitores.
3. Realização de diagnósticos semestrais ou anual para levantar as necessidades de capacitação das equipes que atuam na política de assistência social no Estado.
4. Socialização de resultados da execução das ações de formação nas reuniões bimestrais do NEEP/PE com fins de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos membros do grupo.
5. Aplicação de instrumentais que mensurem os impactos resultantes da participação dos trabalhadores do SUAS nos processos formativos de capacitação ofertados pela GEDCA/SDSCJ.
6. Alimentar o Sistema de Monitoramento e Avaliação – SIMA, da SAGI/MDS e o Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco – SIGAS/PE.
O acompanhamento e monitoramento do Programa CapacitaSUAS/PE serão realizados pelas equipes da SNAS, da SAGI e do CNAS, apoiados em um plano de monitoramento e avaliação do Programa CapacitaSUAS em parceria com a equipe de gestão do trabalho do MDS e da SDSCJ e CEAS/PE. O referido plano subsidiará o MDS na formulação de indicadores que serão aferidos e utilizados nos critérios de partilha para os próximos anos.
O controle social desse Programa será exercido pelos Conselhos Nacional, e Estaduais da Assistência Social e de representantes da Comissão Intergestora Bipartite – CIB e Comissão Intergestora Tripartite – CIT, os quais deverão apreciar e aprovar as metas e a aplicação dos recursos destinados e esse Programa, sobretudo os resultados alcançados.
Indicadores considerados para Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Ações de Formação e Capacitação




