Loading...

Lives e Aulas Públicas

TURMA: 01

Temática: Estatísticas e Políticas públicas: O caso das Políticas Públicas de desenvolvimento social nos anos 2000

Palestrante: Paulo de Martino Jannuzzi – Professor e pesquisador no campo de Monitoramento e Avaliação há 20 anos, atuando em instituições como a Fundação Deaded, PUC-Campinas, Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Escola Nacional de Administração Pública e Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. Foi Membro do Painel de Especialistas em Avaliação do Internacional Evaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York (2016-2019) e Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social (2011-2016).

Síntese: A proposta da aula publica foi mostrar como a produção regular e a ampla disponibilidade de Estatísticas Públicas, em particular, dos Indicadores Sociais construídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cumpriram papeis importantes na agenda de combate à fome e na Política de Desenvolvimento Social no país, ao aportar insumos para defesa da sua relevância, desenho, monitoramento e avaliação dos seus programas. À guisa de conclusão, advoga-se pela necessidade de uso mais bem informado e plural das estatísticas pela mídia brasileira, pelos riscos de crescente deslegitimação de políticas e programas constituintes da trilha civilizatória inscrita na Constituição Federal de 1988.

Local:

Data: 29 de março de 2021 – Horário: 19h


TURMA: 02

Temática: O autocuidado como proteção à saúde mental – Reflexões em tempos de travessia da pandemia

Síntese: No dia 23/04, o CapacitaSUAS Pernambuco realizou a aula pública “O autocuidado como proteção à saúde mental – Reflexões em tempos de travessia da pandemia” que demarcou o início da supervisão técnica de O autocuidado como proteção à saúde mental para os trabalhadores e trabalhadoras das Casas de Acolhimento Institucionais executadas pela Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – GEPAC /Secretaria Estadual de Assistência Social – SEASS. O evento contou com a presença da coordenadora pedagógica do programa CapacitaSUAS-PE, Prof.ª Dr.ª Raquel Uchoa (UFRPE), o secretário executivo de assistência social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, o coordenador do Instituto Menino Miguel (UFRPE), Prof. Dr. Humberto Miranda e a gerente de gestão do trabalho e educação permanente (GGTEP) do estado de Pernambuco, Paula Vanusa Tavares. Ao longo da manhã o Prof. Hugo Monteiro trouxe o tema da saúde mental e do autocuidado para uma reflexão ampliada, a Prof.ª Dr.ª Raquel Uchoa (UFRPE) afirmou que este momento “ é uma etapa muito importante para o fortalecimento das equipes que estão no chão de trabalho e na gestão do SUAS.”

Local:

Data: 23 de abril de 2021 – Horário: 09h


TURMA: 03

Temática: Trabalho no SUAS em tempos de travessia da pandemia

Síntese: A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Fundação Apolônio Sales, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento, Social, Criança e Juventude, através da sua Secretaria executiva de Assistência Social, Realizou, no dia 04/05 as 15h no canal do CapacitaSUAS/ Pernambuco no Facebook e Youtube, live em comemoração ao Dia do (a) Trabalhador(a) no SUAS. A convidada foi Rozana Fonseca, psicóloga e autora do Blog Psicologia no SUAS. O tema debatido foi o Trabalho no SUAS em tempos de travessia da pandemia.Na ocasião, Rozana fez uma reflexão sobre o trabalho no SUAS , projetando para os desafios vivenciados e as possibilidades em tempos de travessia de pandemia.

Local:

Data: 04 maio de 2021 – Horário: 15h


TURMA: 04

Temática: O trabalho dos/as assistentes sociais e os desafios do tempo presente

Palestrante: Abgail Torres é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1990), Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP (2001) e Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC/SP (2009-2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP. Linha de pesquisa: Seguridade Social e Assistência Social. Docente de pós-graduação. Atua como consultora em gestão social, principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social.

Síntese: A proposta da aula publica foi de realizar uma reflexão sobre os desafios da atuação dos/as trabalhadores/as do SUAS no tempo presente, marcado pelo cenário pandêmico e pelo desmonte das políticas públicas. Abgail Torres foi convidada em alusão à comemoração do dia do/a trabalhador/a e dos/as assistentes sociais, neste sentido a reflexão promovida se voltou para o trabalho social no SUAS. Participaram da live 243 pessoas, em trabalhadores/as, gestores/as que atuam SUAS e estudantes, de todas as regiões político administrativas do estado de Pernambuco e dos diferentes estados do país. A reflexão proposta conduziu para a importância da educação permanente no SUAS e do fortalecimento dos usuários da política e dos seus territórios. Segundo Abgail Torres “em tempos tão difíceis, nesta política, precisamos querer muito mais do que comida no prato, nós precisamos queremos os direitos”.

Local:

Data: 26 maio de 2021 – Horário: 16h30


TURMA: 05

Temática: Vigilancia socioassistencial como um ativo estratégico

Palestrante: Shirley Samico é graduada em serviço social, mestre em antropologia, atua como analista técnica de planejamento e politicas sociais da AMUPE;

Síntese: Todos os dias milhões de trabalhadores /as do setor publico saem de suas casas com um objetivo comum: Executar seu trabalho para garantir as seguranças sociais a toda população que dela necessita.
A diferença é: como fazemos? como tomamos decisões? que critérios usamos? que resultamos queremos?
A execução arrastada pelas circunstâncias não resiste a um vento forte, assim como decisões tomadas na base do achismo não contribui para atender as demandas da população.
Num mundo cheio de questões e incertezas, não podemos ficar nas circunstâncias, precisamos construir futuros. E esta passa por planejamento, informação e conhecimento. Eis os alguns assuntos que vamos debater na aula inaugural do curso de vigilância socioassistencial.

Local:

Data: 02 de agosto de 2021 – Horário: 09h


TURMA: 06

Temática: Debate sobre drogas no contexto do SUAS

Palestrante: Edson Flávio Barbosa (Psicanalista/CEF, Psicólogo/UNICAP, Professor e Consultor em políticas públicas sociais) e Antônio Pádua (Técnico de Cuidado e Reinserção Social – Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas – SPVD).

Síntese: “O sujeito, as drogas e a paixão por objeto” Descrição: Discussão sobre as drogas a partir dos sujeitos e debate no contexto do SUAS.

Local:

Data: 18 de outubro de 2021 – Horário: 09h


TURMA: 07

Temática: Primeira infância no SUAS: fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

Palestrante: Katiuska Lopes – É Assessora Técnica da Coordenação Geral de Formação e Disseminação, no Departamento de Atenção a Primeira Infância. Serviço Social (UFPE – 2000); Especialista em Gestão de Políticas Públicas (UFPE – 2006/ FBV – 2008).

Síntese: A proposta do encontro foi refletir sobre as dimensões relacionadas a primeira infância, fazendo uma conexão com a primeira infância no âmbito do SUAS, ressaltando também o trabalho social com as famílias na perspectiva de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das crianças de 0 a 6 anos de idade e a importância do trabalho integrado e integral.
No decorrer da aula, foi apresentado a importância do investimento na primeira infância, levando em conta a janela de possibilidades que ocorre nessa fase da vida e das experiencias que serão levadas no decorrer da vida de cada um(uma).
Também foi enfatizado a importância dos programas que fomentam a parentalidade, e consequentemente o fortalecimento da relação entre o adulto de referência e a criança no estabelecimento dos vínculos afetivos nos primeiros anos de vida.
Ressaltou também conceitos chaves inerentes ao Desenvolvimento infantil, com base na revista the lancet/2016 , tais como:

  1. No Início da vida, os circuitos neurais se desenvolvem a partir de interações dinâmicas entre genes, experiências e o ambiente.
  2. O desenvolvimento das vias neurais e o aprimoramento de habilidades ocorrem “de baixo para cima”, com ganhos futuros construídos ainda nos primeiros anos.
  3. Competências cognitivas, sociais, emocionais e de linguagem são interdependentes e moldadas com as primeiras experiências.
  4. Períodos mais sensíveis ocorrem quando determinados circuitos neurais estão mais plásticos e receptíveis a influências do ambiente.
  5. A adaptação continua ao longo da vida.

Por fim faz uma linha do tempo com base na legislação brasileira e documentos norteadores enfocando a importância do ECA, da lei Nº 13.257, DE 8 DE MARÇO DE 2016,Plano Nacional da Primeira Infância entre outros.
E conclui trazendo o Programa Primeira Infância no SUAS e sua missão de articular as ações voltadas para a primeira infância considerando os diferentes níveis de proteção social, a integração com outros serviços, programas e demais ofertas existentes nos territórios. Na ocasião foi evidenciada a importância de promover estratégias conjuntas de proteção desde o período gestacional, bem como para continuidade da proteção às crianças na primeira infância na Rede Socioassistencial quando essas atingirem a idade limite para a visita domiciliar, bem como a importância de se aprimorar os fluxos de comunicação entre as ofertas e os critérios para inclusão em cada uma delas, considerando as possibilidades de participação da família e as suas demandas específicas de cuidado.

Local:

Data: 09 de novembro de 2021 – Horário: 14h


TURMA: 08

Temática: Live Tutorial – Carta e Projeto de Intervenção para Especialização

Palestrante: Live Tutorial – Carta e Projeto de Intervenção para Especialização com a presença da coordenadora pedagógica do programa CapacitaSUAS-PE, Prof.ª Dr.ª Raquel Uchoa (UFRPE), e o coordenador do Instituto Menino Miguel (UFRPE), Prof. Dr. Humberto Miranda com as professoras da Especialização Gabriela e Valéria e o professor Francisco da Pró-reitoria de extensão.

Local:

Data: 05 de abril de 2022 – Horário: 17h


TURMA: 09

Temática: Aula inaugural – Especializações: Políticas Sociais / Gestão de Políticas Sociais

Palestrante: Paulo de Martino Jannuzzi – Professor e pesquisador no campo de Monitoramento e Avaliação há 20 anos, atuando em instituições com Fundação Seade, PUC-Campinas, Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Escola Nacional de Administração Pública e Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. Foi Membro do Paiel de Especialistas em Avaliação do International Evaluation Offece do Programa das Nasções Unidas em Nova York (2016-2019) e Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social (2011-2016).

Local:

Data: 13 de de maio de 2022 – Horário: 19h


TURMA: 10

Temática: A Atuação da Assistência Social em situações de calamidades públicas e emergenciais

Palestrante: Série de palestras sobre situações de calamidades públicas e emergenciais. Convidados: Marcelo Brito – Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Edilazio Wanderley – Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude / SDSCJ-PE Arnaldo Sampaio – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente / CEDCA-PE Cyntia Medeiros – Coordenadora CREAS Caruaru / Professora CapacitaSUAS.

Local:

Data: 09 de junho de 2022 – Horário: 19h


TURMA: 11

Temática: Atuação da Rede de Proteção em situações de calamidades públicas e emergenciais

Palestrante: Geraldo Nóbrega – Escola de Conselhos de Pernambuco

José Ricardo – Professor CAPACITASUAS/PE

Local:

Data: 30 de junho de 2022 – Horário: 19h


TURMA: 12

Temática: As políticas socioassistenciais voltadas para a população em situação de rua em contextos de calamidade pública e situações emergenciais

Palestrante: Rafael Araújo Coletivo Unificados Pop Rua / ONG Samaritanos

Humberto Miranda Escola de conselhos de Pernambuco / Instituto Menino Miguel – UFRPE

Local:

Data: 07 de julho de 2022 – Horário: 19h

Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000
PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_administracao
logo secretaria_assistencia logo agencia_estadual